Os 10 passos para iniciar uma vida saudável!
- Inês Gaspar
- 16 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Ser saudável está na lista de objectivos de todos nós, desde de sermos mais activos até conseguirmos fazer sempre as escolhas alimentares mais saudáveis nosso dia-a-dia.
Iniciamos sempre este processo com a típica inscrição no ginásio, em que vamos assiduamente no primeiro mês e depois são só desculpas que nos levam a desistir da nossa decisão. Ou porque temos muitos eventos, porque temos sempre muito trabalho, porque está a chover e o ginásio fica longe, porque estamos muito cansados, tudo é desculpa!
Praticar um estilo de vida saudável não pode ser visto como uma obrigação, como mais uma hora desperdiçada do nosso dia por não estarmos a tirar prazer de o fazer. Mas, sim, como algo importante para o nosso corpo e mente e que consigamos sentir e perceber os seus benefícios.
Segundo a OMS, optar por uma alimentação equilibrada e variada,traz bastantes benefícios ao organismo,nomeadamente, as vitaminas e minerais são impulsionadores da imunidade e do desenvolvimento saudável. Assim como, uma alimentação saudável, pode proteger o corpo humano de certos tipos de doenças não transmissíveis, como, a obesidade, a diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo de certos tipos de cancro.
Para além da componente física, uma alimentação saudável também proporciona um bem estar psicológico, dando a oportunidade de enriquecer a sua vida, experimentando diferentes alimentos das mais variadas culturas e origens, bem como, conhecer novas formas de confeccionar e preparar os alimentos.
Anote então os 10 passos para seguir o caminho para uma alimentação mais saudável:
1 -Coma no mínimo de 3h em 3h
2 - Opte por produtos frescos
3 - Coma fruta e vegetais
4 -Beba no mínimo 1,5L de água todos os dias
5 - Não se esqueça do pequeno-almoço
6 - Modere a ingestão de produtos açucarados
7 - Tenha atenção ao sal, não só o adicionado aos produtos como o que os próprios alimentos têm, principalmente, os embalados
8 - Opte por modos de confecção com pouco recurso a gorduras, como, banha
9 - Opte por alimentos da época
10 -Seja mais activo
Nunca se esqueça que cada pessoa é única e que o recurso ao nutricionista é importante para conhecer o que mais se adapta a si e à sua rotina, e mais importante perceba o porquê de fazer certas escolhas.